quarta-feira, 29 de maio de 2013

Audiência pública sobre armamento para a Guarda Municipal de Contagem



AUTORIDADEs DE SEGURANÇA PÚBLICA DISCUTEM O USO DE ARMA DE FOGO PELA GUARDA MUNICIPAL DE CONTAGEM

Nove mil ocorrências atendidas em 2010, quase 11 mil em 2011, 12 mil em 2012 e quase seis mil de janeiro de 2013 até agora. Estes foram alguns dos dados relativos à atuação da Guarda Municipal de Contagem (GMC) apresentados durante audiência pública realizada no plenário da Câmara Municipal nesta quarta-feira (22). O objetivo do encontro foi debater o uso de armas de fogo por parte da Guarda Civil                                                                                                           Municipal de Contagem.
Os números apresentados pelo             Presidente da Associação dos         Guardas Municipais de Contagem (AGMC),
"Nossa Guarda Municipal é instrumento fundamental de segurança pública de Contagem. Não só aqui, mas no país inteiro ela se destaca por sua importância no equilíbrio da segurança. Suas atribuições dizem respeito à segurança preventiva, o que vai muito além da prerrogativa de proteção patrimonial", enfatizou o secretário. 


Dentre os participantes, estavam o Comandante da Guarda Municipal de Contagem, Capitão QOR William Cesário de Souza; o vereador de Belo Horizonte e delegado Edson Moreira dos Santos; o delegado de homicídios de Contagem, Alex Freitas Machado; o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado de Minas Gerais, Pedro Bueno; Guarda Municipal Naval, representando a Guarda Municipal Civil de São Paulo; Cabo Coelho, presidente do Centro Social dos Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de Minas Gerais (CSCS); além de representantes de escolas municipais     do Sistema Prisional e outras entidades ligadas à Segurança                             Pública.
Representando o Legislativo               vereadores Beto Diniz, Capitão Fontes   (PSD) e Rodinei (PT). Guardas                Municipais dos municípios de                Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Belo  Horizonte e Três Marias também            participaram do encontro.
As discussões e defesas do uso de armas de fogo por parte dos Guardas Civis Municipais de Contagem, no geral, foram embasadas em dois aspectos: o primeiro diz respeito ao potencial           aumento da segurança pública da cidade  e o segundo à segurança pessoal dos   Guardas, que atendem a ocorrências     com alto grau de periculosidade sem       contar com armas.
 De acordo com o Comandante da GMC, o armamento é necessário e já é resguardado por duas legislações municipais: a Lei Complementar nº 023/2006, que dispõe sobre a criação, a organização e a estrutura da Guarda Municipal de Contagem, e a Lei Complementar nº 089/2010, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Defesa Social e Prevenção à Violência e sobre a organização administrativa da Secretaria Municipal de Defesa Social.
O armamento, segundo William Cesário, se daria de forma gradual e, mesmo assim, "antes do uso da arma, a Guarda vai continuar a utilizar outras formas de controle e intervenção. O uso da arma se daria em situações extremas", explicou o Comandante, garantindo que as abordagens da GMC continuariam baseadas em verbalização e uso de armas não letais.

Além disso, o comandante destacou que o processo de formação de um guarda municipal é extremamente complexo, seguindo o padrão exigido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. Já Arlindo Junio destacou que o treinamento da GMC é feito pela PMMG e pelo exército, não havendo, portanto, receios sobre a preparação dos Guardas Civis em relação à utilização de armas de fogo."Mesmo indefesos, não estamos inoperantes. Mesmo diante de situações adversas de insegurança, estamos produzindo resultados satisfatórios", concluiu Capitão William, listando uma série de ocorrências em que os Guardas Municipais chegaram antes da Polícia Militar e agiram sem qualquer possibilidade de defesa diante de bandidos armados.

Dando o exemplo da Guarda Civil Municipal de São Paulo, armada desde o início de suas operações, há 28 anos, o vereador e delegado Edson Moreira lembrou que a luta se estende também a Belo Horizonte, onde, segundo Edson, as armas já estão compradas, esperando somente a autorização para serem distribuídas aos Guardas.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Guardas Homenageados pelo Prefeito

  
A Banda de Música e o setor de Inteligência da Guarda Municipal de Contagem estiveram presentes na quinta feira (23) às 8h30 da manhã no gabinete do Prefeito Carlim Moura. No momento receberam reconhecimento em virtude do bom trabalho prestado à comunidade, onde foi destacado o desempenho na ocorrência da Praça das Jabuticabas, quando três indivíduos foram presos em flagrante pela prática de furto em residência nas proximidades da praça.
A segurança pública é considerada uma das principais demandas da população. Nessa linha, Contagem já demonstrou tratar o tema como uma das prioridades de governo, por meio de algumas medidas. A Guarda Municipal de Contagem apreendeu três criminosos na região central de Contagem. Desta forma, o prefeito Carlin Moura recebeu, nessa quinta-feira (23/5), integrantes da Guarda Municipal, acompanhados pelo secretário de Defesa Social, José Rodrigues.
Em abril deste ano, uma moradora do bairro Central Park, percebeu a ação de criminosos em sua residência e pediu ajuda ao efetivo da Guarda Municipal, localizado nas proximidades da Praça da Jabuticaba. A perseguição que prendeu os bandidos, contou com cerca de quatro viaturas e uma moto. Segundo José Rodrigues, é um justo reconhecimento, pois foi uma ação da Guarda Municipal que ganhou grande repercussão em todo o Estado.
Além de ações de corpo a corpo para o combate à criminalidade, a Prefeitura de Contagem convocou mais 70 guardas municipais do último concurso para reforçar o efetivo. Em parceria com o governo do Estado, também irá implantar 92 câmeras de videomonitoramento do Programa Olho Vivo, priorizando os principais corredores da cidade.
Outra boa notícia é que foi implantado no município o Grupo Especializado em Prevenção Motorizada, composto por 30 motociclistas, que irá ajudar no patrulhamento. Carlin Moura ressalta a importância da Guarda Municipal no combate à violência. "Talvez dentre as forças de seguranças (polícias Militar e Civil), a guarda tem o papel mais ampliado, pois está mais próxima do cidadão".
Banda de Música
A Banda da Guarda Municipal de Contagem foi criada pela lei nº 4.397, de 27 de setembro de 2010. Dentre os papéis da banda destaca-se o desenvolvimento de ações de prevenção à violência, que despertem o sentimento da vida em comunidade, em especial, aos jovens e aos adolescentes envolvidos em situação de vulnerabilidade social. O comandante da Guarda Municipal, Willian Cesário, ressaltou o esforço da banda. Ele destacou que além dos oficiais buscarem o crescimento como músicos, também elaboram projetos para as escolas que estão em área de risco social. 
Fonte; portal da prefeitura de contagem

Iniciados os ensaios na nova sede da Banda de Musica

 Já no fim da reforma da sede, a banda inicia seus ensaios a fim de prestar um serviço com musicas de qualidade.
Com um novo repertorio recheado de musicas dos mais variados estilos, como musicas evangélicas, populares, internacionais, dobrados, alem das musicas eternas no repertorio, como o Hino Nacional, de contagem entre outros.
O trabalho da Banda não para mau começamos a nos preparar já estamos com apresentações marcadas, como do dia 09 de junho.
Contudo, não estão ensaiando todos os músicos pois, como já dissemos a reforma ainda não             terminou.
A Banda de musica da guarda municipal de contagem é um dos grupamentos com maior dificuldade em desempenhar com efetividade por falta de equipamentos necessários, como impressora para impressão de musicas não possui telefone para poder marcar melhor as apresentações alem de muito apoio do restante da corporação.

Assim os seus integrantes se mostram cada vez mais empenhados em melhorias e como já disse condições de trabalho contamos apenas com apoio do comando da guarda do secretario e do prefeito municipal que falou da necessidade da banda de       musica pelo trabalho realizado nas escolas.                                                                                    





Reforma da Sede da Banda na reta final

 Na reta final de uma reforma estressante cheia de entraves os guardas músicos finalmente estão chegando ao final da reforma da nova sede da banda de musica da guarda municipal de contagem.
 Localizada na praça da jabuticaba no centro de será o palco dos ensaios para apresentações do grupo.

Tal obra foi necessária muito empenho e esforço dos músicos que foram voluta rios para uma reforma mais ágil, foi desempenhados pelos músicos funções, como pintor, pedreiro, eletricista, ajudante, e ate                                                               cozinheiros afinal uma obra conturbada como essa nada melhor que uma                                                        confraternização entre o grupo.
 Embora a boa vontade dos músicos não seja reconhecida por toda a corporação os músicos integrantes da banda faz com efetividade o seu trabalho preventivo efetuando prisões alem de nao deixar de lado o mais importante trabalho que e levar o reconhecimento da população contagense do trabalho não so da banda mas, de toda a guarda                                                                   municipal de contagem.