

Quinhentos jovens de Contagem, que se alistaram este ano no serviço das Forças Armadas, receberam, nesta quinta-feira (14/11), o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar, em solenidade na sede do 2º Batalhão de Bombeiros. Os jovens contagenses nasceram em 1995 e acabaram de completar 18 anos de idade. Com o certificado, podem se inscrever em concurso público, retirar passaporte e exercer sua cidadania plena.
Em caso de convocação, os jovens devem se apresentar ao serviço militar. A partir de agora, eles compõem o Quadro de Reserva em disponibilidade, podendo ser convocados a servir à pátria em situações de emergência. A obrigatoriedade do alistamento militar está prevista no artigo 143 da Constituição Federal.
O vice-prefeito, João Guedes, participou da solenidade juntamente com outras autoridades civis e militares, além dos familiares. Segundo ele, os rapazes devem vislumbrar o futuro "adotando valores que formam o homem de bem, para que possam contribuir para uma sociedade mais ordeira e mais justa". A solenidade foi abrilhantada pela Banda da Guarda Municipal, que executou o Hino à Bandeira e o Hino Nacional.
Um dos jovens dispensados do Serviço Militar, Wellington Lucas, disse que há dois anos pensou em ingressar em uma das três forças armadas. "À medida que o tempo passou, mudei de ideia e estou pensando em cursar a Educação Física", disse.
Durante o evento, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) disponibilizou inscrições para os jovens nos cursos de qualificação da fundação para 2014. Serão ofertados cerca de 40 cursos, que incluem vale-transporte, lanche e uniforme. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda também disponibiliza dentro da 4ª Junta Militar o serviço de encaminhamento e informações para o Sine, cursos técnicos e de qualificação no Senai e Senac.
O 1º tenente do Exército e delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, Maurício Marcos de Souza, disse que os jovens atenderam a todas as etapas necessárias à seleção. "Nossa nação é historicamente pacífica. Rogamos a Deus que esta paz continue a reinar, mas em situação crítica e de ameaça ao Brasil, os senhores poderão ser convocados", ressaltou.
Representando a Secretaria de Defesa Social, o comandante da Guarda Municipal de Contagem, William Cesário, lembrou que o Estado de Direito se consolida com direitos e obrigações. "Vocês cumpriram com um direito constitucional. Não chegaram a vestir a farda, mas tem o mesmo valor daqueles que a vestem ao cultuarem a paz, a ordem e o progresso. Podemos nos reencontrar na Guarda Municipal, caso desejarem ingressar nesta corporação. Neste caso, teremos a honra de tê-los em nosso quadro. Felicidades e pleno sucesso em suas vidas", afirmou.
.jpg)



