sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Jovens de Contagem recebem certificado de dispensa


Mais de 500 alistaram no serviço das Forças Armadas


Quinhentos jovens de Contagem, que se alistaram este ano no serviço das Forças Armadas, receberam, nesta quinta-feira (14/11), o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar, em solenidade na sede do 2º Batalhão de Bombeiros. Os jovens contagenses nasceram em 1995 e acabaram de completar 18 anos de idade. Com o certificado, podem se inscrever em concurso público, retirar passaporte e exercer sua cidadania plena.
Em caso de convocação, os jovens devem se apresentar ao serviço militar. A partir de agora, eles compõem o Quadro de Reserva em disponibilidade, podendo ser convocados a servir à pátria em situações de emergência. A obrigatoriedade do alistamento militar está prevista no artigo 143 da Constituição Federal.
O vice-prefeito, João Guedes, participou da solenidade juntamente com outras autoridades civis e militares, além dos familiares. Segundo ele, os rapazes devem vislumbrar o futuro "adotando valores que formam o homem de bem, para que possam contribuir para uma sociedade mais ordeira e mais justa". A solenidade foi abrilhantada pela Banda da Guarda Municipal, que executou o Hino à Bandeira e o Hino Nacional.
Um dos jovens dispensados do Serviço Militar, Wellington Lucas, disse que há dois anos pensou em ingressar em uma das três forças armadas. "À medida que o tempo passou, mudei de ideia e estou pensando em cursar a Educação Física", disse.
Durante o evento, a Fundação de Ensino de Contagem (Funec) disponibilizou inscrições para os jovens nos cursos de qualificação da fundação para 2014. Serão ofertados cerca de 40 cursos, que incluem vale-transporte, lanche e uniforme. A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda também disponibiliza dentro da 4ª Junta Militar o serviço de encaminhamento e informações para o Sine, cursos técnicos e de qualificação no Senai e Senac.
O 1º tenente do Exército e delegado da 4ª Delegacia de Serviço Militar, Maurício Marcos de Souza, disse que os jovens atenderam a todas as etapas necessárias à seleção. "Nossa nação é historicamente pacífica. Rogamos a Deus que esta paz continue a reinar, mas em situação crítica e de ameaça ao                                                                                                                           Brasil, os senhores poderão ser convocados", ressaltou.
Representando a Secretaria de Defesa Social, o comandante da Guarda Municipal de Contagem, William Cesário, lembrou que o Estado de Direito se consolida com direitos e obrigações. "Vocês cumpriram com um direito constitucional. Não chegaram a vestir a farda, mas tem o mesmo valor daqueles que a vestem ao cultuarem a paz, a ordem e o progresso. Podemos nos reencontrar na Guarda Municipal, caso desejarem ingressar nesta corporação. Neste caso, teremos a honra de tê-los em nosso quadro. Felicidades e pleno sucesso em suas vidas", afirmou.

       


Fonte: http://www.contagem.mg.gov.br/?materia=984891




Nenhum comentário:

Postar um comentário